Câncer de Prostata

O câncer de próstata ainda é a neoplasia maligna mais frequente nos homens após os cânceres de pele não melanoma. Segundo estimativas do INCA - Instituto nacional de Câncer, em 2018 surgiram no Brasil 68.220 novos casos dessa doença. O câncer de Próstata é mais comum conforme o envelhecimento masculino. Dados Norte Americanos sugerem que 97% dos casos são diagnosticados em homens a partir dos 50 anos. Entretanto, é importante saber que um grupo especial de homens, como comentaremos a frente, também podem desenvolver essa doença mais cedo.

ImagemCâncer de Prostata

Na imagem a seguir, fornecida pelo Global Cancer Institute da Organização Mundial da Saúde é possível ter uma ideia da importância dessa doença em nosso país, uma vez que nos situamos na categoria de países com maior incidência na população.

Imagem Mapa da doença no país

Além disso, a neoplasia maligna da próstata representa o segundo tipo de câncer que mais mata os homens, só perdendo para o câncer de pulmão.

O que é Próstata?

A próstata é um órgão exclusivamente masculino localizado logo abaixo da bexiga, em frente ao reto (porção final do intestino grosso). Ela é atravessada em seu meio pela uretra, canal por onde a urina concentrada na bexiga é eliminada durante o ato de urinar.

Por encontrar-se em frente ao reto, é possível examinar a próstata e realizar a palpação da sua zona periférica durante o exame de toque retal. Este exame possibilita a identificação de nódulos ou regiões com consistência alterada na superfície prostática. A zona periférica da glândula é o local mais comum de desenvolvimento do câncer de próstata!

Neste vídeo explicamos detalhadamente com imagens o que é a próstata e suas funções.

     

Fatores de Risco

  • Idade avançada: este é o principal fator de risco para o desenvolvimento de um câncer na próstata. Como dissemos, 97% dos casos são diagnosticados em homens a partir dos 50 anos, sendo 75% a partir dos 65 anos.
  • História familiar de câncer de próstata: aumenta a chance de desenvolvimento da doença principalmente quando há um irmão ou pai com câncer na próstata.
  • Raça negra: homens negros tem maior chance de desenvolver a doença e maior risco de morte pelo câncer de próstata.
  • Obesidade: aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Como prevenir o Câncer de Próstata?

Embora não haja medidas específicas ou uma dieta comprovadamente eficaz para prevenir o câncer de próstata, uma alimentação saudável e bons hábitos de vida são benéficos e fortemente recomendados. Além disso, a consulta com Urologista é imprescindível para o diagnóstico precoce da doença. Portanto, se você ainda não foi ao Urologista neste ano, entre em contato para agendar seu horário com um de nossos especialistas!

Diagnóstico

Nossa principal estratégia é conseguir identificar o câncer de próstata logo no início. Por isso, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) todos os homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame PSA e passar pelo exame de toque retal anualmente. Homens com antecedentes familiares de câncer de próstata ou negros devem iniciar essa rotina de rastreio do câncer de próstata aos 45 anos por conta de um risco elevado de desenvolver a doença.

Nas consultas com o urologista o exame indicado com maior frequência é a coleta de sangue para o exame PSA (PSA total e livre). O PSA é uma substância produzida pela próstata que quando em concentrações elevadas na corrente sanguínea pode levantar suspeita de que algo está errado. Entretanto, essa substância não está unicamente relacionada ao câncer de próstata por isso a avaliação de um urologista é importante.

O toque retal também é muito importante para o diagnóstico, pois nos permite identificar alterações na superfície prostática (aumento, nódulos, endurecimento) que nos levam a prosseguir na investigação em busca do câncer mesmo em pacientes com PSA normais (Sim, parte dos pacientes pode ter câncer de próstata com o PSA normal!)

Diante de um paciente com suspeita dessa doença, podem ser necessários exames de imagem como a ressonância magnética. A ressonância magnética pode identificar áreas com alta probabilidade de existência de um câncer de próstata orientando de onde devem ser retirados fragmentos durante o procedimento de biópsia da próstata.

A biópsia de próstata (retirada de pequenos fragmentos da próstata para análise) é o único procedimento capaz de confirmar o diagnóstico de câncer de próstata e é, na maioria das vezes, indicada após um exame PSA alterado ou toque retal suspeito para a doença.

Tratamento

Existem tratamentos específicos para cada fase da doença e o Urologista participa ativamente de todas elas. Na doença localizada somente na próstata, situação onde o potencial curativo é maior, e, em casos de diagnóstico precoce, alguns pacientes considerados de baixo risco podem se beneficiar de um protocolo de acompanhamento chamado Vigilância Ativa. Contudo, no cenário da doença localizada, os principais tratamentos que levam a cura são a cirurgia de retirada da próstata (Prostatectomia Radical) e a Radioterapia. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens e deverão ser discutidos em consulta para se chegar a melhor opção para cada paciente.

O tratamento mais famoso, a cirurgia de retirada da próstata, é chamada de Prostatectomia Radical. Neste procedimento é feita a remoção da próstata e das vesículas seminais, seguido da reconstrução do canal da urina com a sutura da bexiga na uretra.

Cirurgia robótica no tratamento do Câncer de Próstata

A necessidade de uma dissecção cuidadosa e movimentos precisos para a diminuição das taxas de incontinência urinária e disfunção erétil foram responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas como a laparoscopia e, mais recentemente, a Cirurgia Robótica.

O menor risco de sangramento, menor tempo de internação hospitalar e retorno precoce às atividades diárias tem feito com que o número de pacientes submetidos a esses tratamentos, principalmente a Cirurgia Robótica, seja cada vez maior em todo o mundo.

Por ser uma técnica mais precisa, reduzir o tempo de internação e recuperação e diminuir os efeitos colaterais da cirurgia, como a disfunção erétil e a incontinência urinária, a Cirurgia Robótica tem feito com que cada vez mais pacientes aceitem o tratamento e se sintam confiantes para realizá-lo!

Embora a Cirurgia Robótica também ofereça riscos à saúde, eles são menores. Por exemplo: o risco de o paciente ficar com incontinência urinária após a técnica robótica é de 2% a 3%. Já na técnica convencional, o risco aumenta para 5%.

Em relação à disfunção erétil, ainda que existam outros fatores envolvidos, como idade, condição de saúde, obesidade, diabetes, entre outros, com a Cirurgia Robótica existe a possibilidade de preservar a função sexual do paciente em até 80% dos casos, taxa muito mais alta do que aquela obtida em operações convencionais.

Quer saber mais sobre Câncer de Próstata? Veja nossos vídeos sobre o assunto!

A recuperação da função urinária e das ereções se dá de forma progressiva, dependendo principalmente da idade do paciente, condições clínicas, estágio da doença e condições da cirurgia. É muito importante que o cirurgião seja treinado e habilitado para a realização do tratamento proposto, principalmente nos casos de uso da Cirurgia Robótica. Após o procedimento o acompanhamento pós-operatório é feito em consultas regulares e coletas de PSA no sangue.

Com esse breve texto é possível citar apenas alguns pontos importantes quando falamos de câncer de próstata. O tratamento deve ser individualizado, a melhor opção para um paciente nem sempre é a mais indicada para outro. Trata-se de uma doença frequente, muito comentada e ainda com taxas de letalidade significativas. Por isso, é importante que não se meçam esforços para saber orientar e cuidar do paciente com câncer de próstata.

Notícias

17 17America/Sao_Paulo abril 17America/Sao_Paulo 2020
próstata aumentada

Qual a relação entre Próstata Aumentada (HPB) e ejaculação ?

  Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) – Sinônimo de Próstata aumentada O aumento benigno de tamanho da próstata (hiperplasia benigna da próstata) ou próstata aumentada, atinge […]
13 13America/Sao_Paulo janeiro 13America/Sao_Paulo 2020

O que é o exame de PSA?

Quando o Urologista solicita um exame de PSA, muitas dúvidas podem surgir: “O que é PSA?”, “Para que serve este exame?”, “O exame diagnostica o câncer […]
9 09America/Sao_Paulo janeiro 09America/Sao_Paulo 2020

Falta de higiene pode causar Câncer de Pênis!

O Câncer de Pênis é um tipo raro de câncer, mas o que não é raro é uma de suas causas: a falta de higiene íntima […]
Open chat